Brasil Localize Rastreamento

Rastreador automotivo: qual a melhor opção para você?

Rastreador automotivo: qual a melhor opção para você?

A violência é uma questão recorrente no cotidiano do brasileiro, e seus altos índices têm feito a população procurar maneiras de se proteger, tanto fisicamente quanto seus bens materiais. Essa busca fez com que serviços como seguro de vida, saúde, residencial e veicular tivessem um considerável aumento.

Mas nem todo mundo pode arcar com isso, mesmo sabendo que quanto mais meios de proteção à disposição, melhor, principalmente quando o assunto é carro. Seja para quem possui apenas um ou até mesmo uma frota de veículos, uma dúvida comum é qual tecnologia é mais eficiente para isso.

Se você é um empresário que possui uma frota, a segurança deve estar em uma posição de destaque dentro do dia-a-dia da empresa, afinal, o fluxo dos negócios depende de uma operação segura, organizada e livre de acontecimentos inesperados, como roubos, atrasos, demora a encontrar o destino, trajetos confusos e acidentes.

Cada sistema possui suas particularidades, por isso é muito importante conhecer as vantagens de cada um antes de escolher. Para entender melhor as diferenças entre rastreadores via satélite e via radiofrequência, preparamos este artigo que vai te deixar sem nenhuma dúvida. Vamos começar?

Por que adquirir um rastreador veicular?

Eles são apetrechos que permitem localizar um veículo em tempo real, com localização exata de onde ele está circulando. São extremamente úteis em caso de roubo ou furto, podendo aumentar em até 90% as chances de recuperação.

Além disso, alguns modelos oferecem outros serviços, como monitoramento pessoal, para pais preocupados com a localização e até mesmo a velocidade com que os filhos dirigem nas ruas, serviços de assistência 24 horas e diversos outros, dependendo da empresa que disponibiliza o produto.

A maioria das empresas que oferecem serviços de rastreamento possuem uma central 24 horas, o que garante ainda mais a segurança dos seus clientes. O proprietário também ganha mais tranquilidade para sair a qualquer hora do dia em seu automóvel, pois caso venha a ser vítima de um crime, o carro pode ser encontrado facilmente, sem pânico.

Vale lembrar que serviços de seguro ou proteção veicular para carros com rastreadores instalados são muito mais baratos do que para os que não têm o equipamento. Ou seja, é um investimento que vale muito a pena.

Agora que você já sabe da sua importância, é hora de entender como eles funcionam e qual é o mais apropriado para o que você deseja.

Leia também: Reparação automotiva: como modernizar sua oficina ou auto center?

Tipos de rastreadores

GPS

Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global. É a tecnologia mais eficaz em termos de operabilidade, já que a cobertura de sinal é muito mais ampla, funcionando até nos locais mais remotos do globo. Apesar da tecnologia sofisticada, funciona de maneira simples.

A partir de um emissor/receptor de ondas de rádio instalado no veículo, é estabelecida uma comunicação ininterrupta e em tempo real com ao menos três dos muitos satélites em órbita ao redor da terra, dependendo da posição em que se encontram. Por operar com o auxílio de redes móveis de celulares, o sistema consegue transmitir mensagens com um conteúdo mais robusto.

Vale lembrar, ainda, que o sistema GPS, por operar em regra com o auxílio de redes móveis de celulares, consegue transmitir mensagens com um conteúdo mais robusto, como dados de telemetria, localização, identificação do condutor, características e desempenho da condução do veículo, entre outros.

Apesar de ter uma ótima abrangência, é bom lembrar que o rastreador GPS trabalha com dificuldade quando o veículo está em um ambiente fechado, como estacionamentos subterrâneos, galpões e túneis, uma falha decorrente da perda de visibilidade do satélite com o dispositivo instalado no carro.

Radiofrequência

São mais precisos na localização do automóvel, tornando possível com que sejam localizados em locais cobertos ou totalmente fechados, diferente dos rastreadores via satélite. No entanto, mesmo com uma boa recepção de sinal, serem modernos e possuírem uma das tecnologias de localização mais avançadas, sua abrangência territorial é menor.

Sendo assim, a confiabilidade é sua maior vantagem. Outro fator importante é a estabilidade: como cada equipamento opera em uma frequência específica, dificilmente os bloqueadores de sinal, muito utilizados por criminosos para dificultar o rastreamento, conseguem interferir na recepção e envio de dados.

Eles também contam com sistema de segurança que alertam a central de controle, identificando rapidamente a presença de algum bloqueador de sinal nas proximidades.

Apesar da precisão, o conteúdo das informações transmitidas se limitam a latitude e longitude, funcionais apenas para localização do automóvel, tendo pouca utilidade para quem possui uma frota e deseja realizar a gestão a partir de outros dados.

Qual é melhor?

A escolha vai depender inteiramente da sua necessidade. Se você possui uma empresa com uma frota de automóveis e precisa de uma tecnologia capaz de melhorar a sua gestão com informações estratégicas, o indicado é o GPS.

Mas se o que você quer é aumentar a segurança, seja você dono de uma frota ou de apenas um automóvel, podendo localizar os veículos de maneira precisa, o rastreamento via radiofrequência é a melhor escolha. Independente da escolha, a utilização de um desses sistemas é um reforço de muita importância na segurança do seu automóvel, além de ser um diferencial valioso na hora da venda.

Você administra uma empresa ou é responsável pela gestão de uma frota de veículos? O que achou deste artigo? Procure saber mais sobre os inúmeros benefícios no uso do rastreamento, pesquise planos e valores, quem sabe não seja isso que sua empresa precisa para otimizar os processos de logística. Ah, não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião, é muito importante para nós!

Assine para receber novidades

loading...

Atendimento

loading...

Brasil Localize Rastreamento

CNPJ: 20.512.555/0001-20

A Brasil Localize Rastreamento é uma empresa que trabalha com o rastreamento de veículos dos mais variados portes – de carros e motos a caminhões, máquinas agrícolas e embarcações. Fundada em 2013 e com sede em Palmas (TO) e Goiânia (GO), a Brasil Localize Rastreamento fornece dados logísticos e geográficos dos veículos permitindo que eles sejam monitorados 24h/7 em todo território nacional. Utilizando o que há de mais moderno em equipamentos e tecnologia de rastreamento, a Brasil Localize Rastreamento trabalha pensando na segurança e na tranquilidade dos clientes: com o monitoramento do veículo, o motorista está mais seguro e a precisão das informações permite o gerenciamento remoto da frota.

Escritórios

PALMAS - TO
Centro Empresarial Norte - 104 Sul, Rua SE, 1 - Lt 26 Térreo, Sala 002 - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, 77020-014

Telefone(s)

63 98154-1222 - Central de Vendas
63 98154-1222 - WhatsApp
63 99942-7054 - WhatsApp